Reumatismo é um termo genérico utilizado para definir um grupo de doenças de origem não traumática que atacam as articulações, músculos, ligamentos e tendões. Idade avançada e histórico familiar são fatores que podem aumentar as chances do desenvolvimento da doença.
Porém, ao contrário do que muitos pensam, não é uma doença exclusivamente de pessoas idosas. As causas do reumatismo são multifatoriais, então os sintomas variam de caso para caso.
Tipos
A seguir são os tipos mais frequentes de doenças ligadas ao reumatismo:
- Artrite reumatoide: É uma patologia crônica de caráter inflamatório autoimune onde o sistema imunológico passa a atacar o próprio corpo, podendo gerar deformidade na região atingida.
- Artrose ou Osteoartrose: É a degeneração da cartilagem que reveste os ossos e pode ser causada pelo desgaste natural da idade ou por microtraumas repetitivos na articulação. É de caráter progressivo e ainda não possui cura, mas o tratamento é útil para o impedimento de piora da doença e controle dos sintomas.
- Gota: A artrite gotosa é causada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações. Os episódios de crise gota são comuns durante a noite e o tratamento deve ter a reeducação alimentar como base, pois o consumo de carne vermelha deve ser diminuído.
- Raquitismo: Conhecida por deixar os “ossos moles”, o raquitismo é mais frequente durante a infância (pois é a fase de construção do sistema musculoesquelético) e sofre influência da falta de cálcio e vitamina D no organismo.
Sinais e sintomas
Apesar dos casos da doença variarem, alguns sinais podem ser levados em consideração e podendo ajudar para um diagnóstico precoce.
- Deformidade articular;
- Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar;
- Dor nas articulações;
- Fraqueza muscular;
- Inchaço, aumento da temperatura local e vermelhidão;
- Rigidez articular e dificuldade para a movimentação dos membros.
Tratamento
Anti-inflamatórios, cortisona e os moduladores da inflamação, ou seja, medicamentos que inibem a produção de citocinas (substâncias envolvidas no processo inflamatório).
Nos casos de doenças reumatológicas autoimunes podem ser usados medicamentos imunossupressores para diminuir o processo inflamatório (são utilizados, também, em tratamento para o câncer, porém em menor dosagem).
Tomar os medicamentos na hora certa, não deixar de realizar exercícios físicos e ter os momentos de repouso recomendados pelo médico podem fazer uma grande diferença no resultado final dos tratamentos.
Aliviar as dores
- Aplicar compressas com gelo;
- Evitar ficar parado numa mesma posição;
- Fazer fisioterapia, para fortalecer a musculatura e aliviar as dores;
- Perder peso para diminuir a sobrecarga na articulação.
Apesar de ser uma doença conhecida e que atinge uma grande porcentagem da população mundial, ainda está em estudo para entender como ela age, tratamentos mais exatos, ainda por haver em torno de 250 variações, mas os avanços estão acontecendo e de forma muito positiva.