ConsulMed – Comunicados sobre o Coronavírus Covid-19

Indice

Coronavírus – Covid-19

Com o aparecimento dos casos de doença respiratória causada pelo coronavírus na China. Trata-se de um nova variante do coronavírus denominada *2019-nCov .

(Update) No dia 11/02/2020 a organização Mundial da Saúde(OMS) em decisão anunciada o vírus para ter nome oficial de Covid-19, vem (CO) Corona, (VI) Virus, (D) Disease(Doença).

E geralmente as infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

(Atualização: 13/03/2020) O ministério da Saúde recomenda que viajantes internacionais fiquem em casa por 7 dias ao chegar no Brasil, mesmo que não tenham sintomas de Covid-19. Caso os viajantes durante o isolamento, tiverem falta de ar, febre com tosse. No caso da falta de ar procurar uma unidade de atendimento de referência. Já as pessoas com sintomas devem ficar em isolamento domiciliar por até 14 dias.

Nas situações acima, a recomendação do Ministério da Saúde é que se entre em contato com o número 136 para que uma equipe de saúde possa dar orientações.

consulmed -Coronavirus Sintomas

 

Os sintomas podem envolver:

  • Dificuldade em respirar,
  • tosse,
  • dor de garganta,
  • e febre.

Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.

 

 

Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa a pessoa. Apesar disso a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • Gotículas de saliva.
  • Espirro.
  • Tosse.
  • Catarro.
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão.
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguindo de contato com a boca, nariz ou olhos.

Período de incubação

O vírus pode ficar incubado de (2 a 14 dias) ou duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde infecção tendo como principais sintomas Febre, Tosse e Dificuldade para respirar.

O diagnóstico é feito com coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas  ou indução de escarro), que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso de suspeito.

Casos suspeitos:

Febre, e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) e histórico de viagem á região da china nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais da doença.

Febre, e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) e histórico de contato com pessoas que foram á região de contágio nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais da doença.

Precauções

Fique atento aos seguintes cuidados:

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda.
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar.
  • Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
  • Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
  • Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
  • Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
  • Manter ambientes muito bem ventilados
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
  • Evitar contato com animais selvagens ou doentes.

Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças, inclusive essa nova infecção viral.

Como tratar a doença?

Por enquanto, não há medicamentos disponíveis para combater os coronavírus. Indica-se repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. Mediante pneumonia, insuficiência respiratória ou sinais de infecção generalizada, é necessária a internação do paciente.

A Anvisa integra o Centro de Operações de Emergência (COE) – Coronavírus. Instituído pelo Ministério da Saúde, o comitê tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil, a fim de responder a eventuais ocorrências de forma unificada e imediata.

(Atualização) dia 26/02/2020 foi confirmado  1 caso no Brasil, no estado de São Paulo. O homem de 61 anos deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, nesta terça-feira (25/2/2020), com histórico de viagem para Itália, região da Lombardia. O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (26/2/2020), o primeiro caso de coronavírus em São Paulo.

(Atualização:13/03/2020) – País tem ao menos 151 casos confirmados por balanços das secretarias estaduais de Saúde e por hospital de referência em SP; levantamento do Ministério fala ainda em 98 casos.  O número foi atualizado nesta sexta-feira (13/03/2020) a partir de balanços divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Hospital Albert Einstein.

Pedimos também atenção de tantas notícias, temos aquelas que são verdadeiras e as que são falsas, as famosas Fake News que possuem uma força de propagação enorme, por meio das redes sociais e de aplicativos de mensagens.

Somente o Ministério da Saúde recebeu mais de 300 mensagens por dia sobre o novo coronavírus no nosso canal de WhatsApp Saúde Sem Fake News. O canal garante informações confiáveis sobre saúde e tem como objetivo esclarecer as dúvidas dos cidadão sobre qualquer notícia relacionada à saúde.

Caso você ainda não conheça o canal, saiba que ele funciona assim: as mensagens enviadas são recebidas, apuradas junto com as áreas técnicas e respondidas ao usuário.

Por isso, se tiver dúvida se a mensagem sobre saúde que você recebeu, principalmente sobre o novo coronavíris é verdadeira ou não, envie para o SAÚDE SEM FAKE NEWS, pelo WhatsApp: (61) 99289-4640.
A lista de todas as Fake News já avaliadas pelo ministério encontra-se no site www.saude.gov.br/fakenews

 

Fontes:  Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Infectologia

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46435-brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus

https://www.who.int/home

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/coronavirus-principais-sintomas-e-cuidados

https://www.gndi.com.br/grupo/noticias/2020/grupo-notredame-intermedica-esclarece-duvidas-sobre-coronavirus

http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-02/oms-nomeia-infeccao-por-coronavirus-de-covid-19

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/13/ministerio-da-saude-divulga-orientacoes-para-estados-sobre-coronavirus.ghtml