Catapora, ou varicela, é uma doença altamente contagiosa, porém benigna, causada pela infecção inicial com o vírus Varicela-Zoster/Herpes-Zoster.
O vírus instala-se de forma latente no organismo, em gânglios nervosos, que são próximos à coluna vertebral. Uma vez que você contraia a doença, ficará imune o resto da vida.
É caracterizada, principalmente, pelo surgimento de bolhas vermelhas na pele espalhadas por todo o corpo, que causam coceira e outros sintomas.
A forma mais comum de contágio é pelo contato da partícula viral – presente na saliva, espirro, tosse ou mesmo na fala – com a vida inalatória ou mucosa oral do indivíduo. A transmissão também pode acontecer por meio da inoculação direta, ou seja, quando as mãos têm contato com vesículas contaminadas de alguma pessoa doente e infectam a vida aérea ou mucosa oral; ou indireta, pelo contato com roupas ou superfícies que foram utilizadas pela pessoa doente.
A transmissão pode ocorrer, também, durante a gestação, causando complicações para ambos.
Os sintomas aparecem após 20 dias que a pessoa teve contato com o vírus. A catapora é conhecida por gerar lesões arredondadas e avermelhadas pelo corpo, também, por ser uma doença muito na infância.
Outros sintomas são:
- febre (podendo chegar a 39,5 ºC);
- mal-estar;
- falta de apetite;
- manchas vermelhas, que caçam muito. Essas manchas, que têm formato de bolinhas, surgem inicialmente na parte lateral do abdômen e depois do primeiro elas se espalham, surgindo no rosto, couro cabeludo, pernas e braços, onde aparecem em menor quantidade.
Geralmente, a doença tem duração média de 2 semanas. Enquanto, algumas crianças têm apenas poucas lesões, outras podem apresentar lesões pelo corpo todo.
Quando adultos são contagiados, então o cuidado deve ser redobrado, pois a doença ataca de forma mais grave, chegando a desenvolver problemas pulmonares, como pneumonia.
As mulheres grávidas, que ainda não tiveram catapora, devem se manter afastadas de pessoas com a doença, pois pode trazer complicações para o bebê.
A catapora é, geralmente, diagnosticada com base nos sintomas manifestados. Em casos pouco comuns, pode ser confirmada com análises de reação em cadeia da polimerase (PCR) ao líquido das bolhinhas. Também é possível realizar exames dos anticorpos para determinar se uma pessoa é ou não imune à doença.
Em alguns casos, a catapora não exige tratamento, pois pode desaparecer por conta própria, especialmente nas crianças, então o melhor a fazer é deixar a criança em casa, evitando levá-la à escola ou creche, uma vez que a doença é altamente contagiosa e outras crianças poderão ser infectadas.
Já foram desenvolvidos medicamento antivirais seguros e, caso a doença seja combatida por conta própria, o médico pode prescrever medicamento para aliviar as coceiras.