Benefícios da Lentilha

Indice

De acordo com descobertas arqueológicas, a lentilha é um alimento muito importante na base alimentar de vários povos, e foi, inclusive, citada na bíblia. Mas, apesar de ser muito nutritiva, seu consumo é maior em período sazonal, no Ano Novo, devido à tradição.

Com relação às propriedades da lentilha, 100 g da leguminosa, cozida e sem sal, fornecem 116 calorias e suprem as recomendações diárias de:

  • Carboidratos em 7% (no caso das fibras em 32%), proteínas em 18% e lipídeos em 1%;
  • Ácido fólico em 45%, tiamina em 11%, vitamina B6 em 9%, ácido pantotênico em 6%; niacina em 5%, riboflavina em 4%, vitaminas C e K em 2%, vitamina E somente em 1%;
  • Manganês em 25%, ferro em 19%, fósforo em 18%, cobre em 13%, potássio em 11%, magnésio em 9%, zinco em 8%, selênio em 4% e cálcio em 2%.

Apesar de ser rica em carboidratos, as lentilhas podem ser preparadas sem adição de gorduras, se tornando assim uma ótima refeição para uma dieta de emagrecimento. Pode-se então concluir os principais benefícios de comer lentilhas incluem:

  • Ajuda a emagrecer

A ingestão de alimento ricos em fibras ajuda na perda de peso. As fibras, além de melhorarem o processo digestivo como um todo, proporcionam a sensação de saciedade, fazendo com que você reduza a quantidade de alimento a ser ingerida ao longo do dia. As proteínas da lentilha também contribuem na diminuição do apetite.

  • Auxílio no ganho muscular

Por serem ricas em proteínas, um nutriente indispensável para a construção e o reparo do tecido muscular. Levando-se em consideração essa quantidade de proteínas, seu teor de ferro e pobreza de gordura, as lentilhas são também um bom substituto das carnes vermelhas.

Os benefícios da lentilha para o ganho de massa magra também são uma extensão da função do ferro no organismo, pois ele aumenta nosso gradiente de energia. O mineral é constituinte da hemoglobina, pigmento das hemácias responsável pela distribuição de oxigênio aos tecidos, um gás utilizado na síntese de energia. O ferro também é encontrado em enzimas envolvidas nesse mesmo processo metabólico.

  • Protege o sistema cardiovascular

Os benefícios da lentilha para o sistema cardiovascular são decorrentes da ação de suas fibras, dos minerais potássio e magnésio e das vitaminas B9 e B6.
Uma pesquisa, publicada no Archives of Internal Medicine, mostrou que o consumo de alimentos ricos em fibras protege o sistema cardiovascular.

O potássio e o magnésio propiciam o relaxamento dos músculos em torno dos vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir a pressão arterial (outro importante fator de risco que afeta a saúde desse sistema do organismo).

  • Diminui o colesterol

Porque têm fibras insolúveis que diminuem a absorção de gorduras.

  • Diminui a TPM

Pois contêm uma substância chamada de lignanas, que tem uma ação semelhante aos hormônios femininos como os estrogênios que ajudam a diminuir os sintomas de TPM.

  • Combate a diabetes

desscrição

  • Melhora a saúde dos ossos

Porque, apesar de ter muitos carboidratos, têm muitas fibras e fazem com que o açúcar não aumente muito sangue.

A gelatina formada por tais fibras consegue captar a glicose oriunda do processo digestivo, de modo que retarda a absorção intestinal desse carboidrato e normaliza a sua concentração no sangue.

  • Previne o câncer

Além de serem ricas em fibras que diminuem o risco de câncer no cólon têm antioxidantes que protegem as células do corpo.

Além disso, uma pesquisa publicada no Critical Reviews in Food Science and Nutrition revelou que as lectinas, proteínas presente em vários vegetais, como por exemplo, na Lentilha, apresentam uma relevante atividade anticâncer in vitro e in vivo, através de sua atividade citotóxica e apoptótica (estimulando a morte celular programada).

A tradição da Lentinha trata-se de um hábito comum em muitos países, para garantir fartura e prosperidade. A origem desta superstição é italiana e foi trazida ao Brasil pelos imigrantes. Na Itália, existe até um ditado popular que diz: “Lentilha no Ano-Novo, dinheiro o ano todo” (“Lenticchie a capod´anno franchi tutto l´anno”). Há quem acredite que isso se deve ao fato de o formato do grão se assemelhar a uma moeda.

Fonte: Mundo Boa Forma, MuntiRio, Tua Saúde.