Num passado não muito distante, a ciência se ocupou em entender e esclarecer alguns mitos que envolviam o café. Essa busca resultou em diversas conclusões que quase ninguém imaginava. Como alguns benefícios citados a seguir:
1. Evita o câncer
Segundo o site Saúde Dica, a incidência do câncer de mama, cancro da faringe e oral, próstata, fígado e esofágico pode ser evitada com a ingestão de, pelo menos, uma xícara de café por dia. Por ser rico em antioxidantes listados acima, ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Prevenindo, assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores.
2. Alivia o estresse
Em um estudo feito simultaneamente em diferentes países, ficou comprovado que o café e sua cafeína ajudam a melhorar o humor, aliviar o estresse e ainda garante mais desempenho no tempo de reação, memória e raciocínio.
A pesquisa foi realizada com ratos e nesse experimento, os animais passaram por situações estressantes. Durante três semanas, metade deles tomou água com cafeína e a outra metade tomou água normal. Depois desse tempo, notou-se que consumiram apenas água normal apresentavam níveis alterados de estresse perceptíveis quimicamente no cérebro e no comportamento, enquanto os animais cafeinados não apresentaram alterações.
O estudo ainda não é conclusivo, mas os cientistas acreditam que houve um bloqueio de receptores que causam o estresse ao ingerir a cafeína.
3. Rejuvenesce
Não é de hoje que o poder rejuvenescente do café é explorado, principalmente pela indústria de cosméticos.
Todo esse interesse se dá pela presença de muitos componentes do grupo dos polifenóis e
antioxidantes, que são os responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida. Além de ajudar na saúde, os extratos do grão verde são os mais utilizados na produção de cremes anti-rugas.
4. Estimula a Digestão
A bebida estimula os intestinos, o reflexo do estômago e do retossigmoide (parte final do intestino grosso), aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão.
O remédio para a preguicinha pós-almoço pode também ser sua salvação quando você exagerar na quantidade de comida.
5. Diabetes
Ficou comprovado que os ácidos clorogénicos e trigonelina alcalóide presentes no café ajudam na redução de glicose e insulina. Segundo o experimento realizado em Harvard, nos Estados Unidos, pessoas que aumentaram o consumo de café por dia num período de quatro anos tiveram um risco 11% menor de desenvolver o diabetes tipo 2. Para aqueles que diminuíram o consumo da bebida, registrou-se um aumento de 17% para desenvolver a doença.
6. Depressão
Outra descoberta foi o efeito positivo do café na luta contra a depressão, ficou comprovado que a incidência da doença é menor entre adultos e crianças que tomam até quatro xícaras de café por dia (quando comparado às pessoas que não tomam café ou uma menor quantidade).
7. Emagrece
O café ajuda na liberação de ácidos graxos da gordura estocada no corpo, em termos mais simples, a queima de gordura. E a cafeína, que é a grande responsável por estimular e aumentar o desempenho em exercícios físicos.
8. Osteoporose
Acreditava-se que a bebida impedia a absorção do cálcio no organismo, enfraquecendo assim os ossos. Dr. Darcy Lima (médico e pesquisador, pioneiro nos estudos dos benefícios do café para a saúde humana), porém, comprovou há pouco tempo que tudo isso se trata de um grande engano.
Segundo seu artigo: “o cálcio tem seu metabolismo rigorosamente controlado por uma série de hormônios e vitamina (vitamina D), de forma que dos 1.200 mg que ingerimos diariamente, apenas 300 mg são absorvidos. Caso precisemos de mais cálcio, o intestino apenas aumenta sua absorção. O consumo moderado de cafeína não causa osteoporose em idosos nem aumenta o risco de fraturas”, explica.
9. Reduz o risco do Alzheimer e Parkinson
Não só pode fazer você mais esperto num curto prazo de tempo, como também pode proteger o seu cérebro da velhice. A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum em todo o mundo e a principal causa de demência. Em estudos prospectivos, os bebedores de café tem um risco de 60% a menos de contrair a doença de Alzheimer e demência. O Parkinson é a segunda perturbação neurodegenerativa mais comum, caracterizada pela morte dos neurônios geradores de dopamina no cérebro. O café pode reduzir o risco de Parkinson por 32-60%.
10. Fez bem ao Coração
Segundo a pesquisa realizada no InCor, em parceria com o Consórcio Pesquisa Café, da Empraba Café, não existem evidências de que o café faça mal para pessoas com problemas no coração.
O estudo, que começou em 2009 na Unidade Café e Coração (localizada dentro do InCor), analisou o comportamento e os resultados de uma bateria de exames feitos periodicamente em mais de 100 pacientes que tomavam café. (x)