Aproveitando o final do ano, época do Natal e do Ano Novo, tempo de confraternização com família e amigos. Também é a época das tradições, dentre elas da uva passa, aquela frutinha que os familiares costumam em colocar em quase todos os pratos da ceia (tanto ceia natalina, quanto na ceia da virada do ano).
Deixando a tradição de lado agora, a uva passa possui vitaminas de complexo A e B, Cálcio, Cobre, Ferro, Magnésio, Manganês, Potássio, Zinco e o Resveratrol, sendo este último um importante polifenol que pode agir com ação anti-inflamatória e anti-inflamatória, muito desejada por pessoas que desejam garantir uma melhor qualidade de vida, junto à boa forma. Você ainda pode encontrar antocianinas, além da uva passas não conter glúten, o que agrada àqueles que lidam com intolerância. Porém, vale ressaltar que todo mundo pode comer uva passa, menos aqueles que tem restrição em açúcar.
Veja mais benefícios:
1. Efeito laxante
As fibras são importantes nutrientes que contribuem com o processo digestório, pois favorece o funcionamento intestinal. Com efeito laxativo, um dos benefícios é que ela reduz a ocorrência de constipação, além de favorecer a absorção de nutrientes, e também apoiar a eliminação de toxinas e radicais livres, evitando as consequências causadas por tais. A porção de 40g uva passa contém em média 1,5 gramas de fibras, as quais são responsáveis pelo funcionamento regular da flora intestinal. É dito que essa porção equivale à 6% das necessidades diárias ideais para mulheres, enquanto para homens, supre apenas 4% metade da porção de fibras solúveis que contribuem com o controle de glicose e colesterol.
2. Efeito energético
As uvas passas podem oferecer pequena contribuição de energia, pois ela pode fornecer frutose, o que aumenta o nível energético, além de favorecer a absorção de minerais e vitaminas importantes para a saúde. Dispondo de mais energia, poderá ser notado o aumento do rendimento físico, tanto nos exercícios, quanto em atividades do cotidiano, beneficiando também trabalho e estudo. É importante ressaltar que diabéticos devem manter controle sobre as porções ingeridas. A porção de uva passa pode conter em média 34 gramas de carboidratos e 26 gramas de açúcares, os quais podem se transformar em energia rapidamente.
3. Fortalece os ossos
O boro que tem dentro dessas passas vai evitar que as pessoas na menopausa tenham perda óssea e que auxilia na composição óssea. Então, protege inclusive pessoas idosas contra algumas doenças que acometem o osso.
4. Prevenção de doenças
Por ter resveratrol, polifenóis e os antioxidantes, ela protege, previne, por exemplo, doenças como câncer (conhecido como catequina, oferece proteção contra os radicais livres, o que provoca o desenvolvimento de tumores, especialmente o câncer de cólon), Alzheimer, Parkinson e demência.
5. Propriedades afrodisíacas
Essa capacidade afrodisíaca pode ser associada ao fato desse fruto seco apresentar propriedades energéticas, além de sua dose de aminoácidos (arginina) que estão relacionados ao aumento da libido sexual, atuando em quadros como impotência e infertilidade. consumo regular é recomendo principalmente para homens que sofrem com disfunção erétil.
6. Saúde bucal
Um dos componentes das uvas passas é o ácido oleanolico, que desempenha um papel fundamental na proteção dos dentes contra as cáries, a sensibilidade e a fragilidade dentária. Impedem o crescimento das principais bactérias responsáveis pelas cáries e pelo tártaro. Além disso, por tratar-se de um alimento com muito cálcio, evita rupturas ou danos no esmalte dos dentes.
7. Boa saúde cardíaca
A catequina é um antioxidante presente nas uvas passas, e ele é muito eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, evitando problemas cardiovasculares. Também serve para regular a pressão arterial (ideal para quem sofre de hipertensão) e ajudar na boa circulação.
8. Protege os olhos
Contêm fito nutrientes, adequados para cuidar da saúde dos olhos. Protegem a visão dos efeitos da oxidação e do tempo, melhorando a circulação do sangue e nutrindo os capilares. São perfeitas para ajudar na melhoria dos quadros de vista cansada, glaucoma, cegueira noturna e catarata.