A cenoura é muito usada na culinária em saladas, sopas, aperitivos e como sobremesa. Além da comida, a cenoura também se destaca pelos seus nutrientes, que lhe confere inclusive, propriedades medicinais.
Aqui estão algumas das principais razões para comê-las com mais frequência:
O betacaroteno encontrado na cenoura é transformado em vitamina A no nosso organismo. Um dos pigmentos presentes na retina, capaz de reconhecer a luz, nada mais é do que uma forma de vitamina A. Não é à toa que comer cenoura é excelente para a manutenção da saúde dos olhos.
A vitamina A evita a cegueira noturna e ajuda a prevenir a ocorrência de outras doenças que afetam a visão, como a catarata e a degeneração macular associada à idade (doença prevalente em idosos, que afeta a mácula, porção central da retina e que pode levar a cegueira).
Uma pesquisa revelou que uma maior ingestão betacaroteno é capaz de reduzir em 45% o risco de ter a degeneração macular.
Pesquisadores da Universidade de Queensland, nos Estados Unidos, estudaram os benefícios da cenouras negras para prevenir o câncer de cólon. Polifenois e fibras, duas das substâncias que existem em abundância nas cenouras negras, seriam a chave para os efeitos antitumorais desses vegetais. Em particular, as fibras que transportam os polifenois para o cólon, podem desempenhar um efeito preventivo sobre o câncer nesta parte do corpo.
Alguns pesquisadores escoceses, em um estudo publicado na revista científica PLoS ONE, analisaram os hábitos alimentares de 35 estudantes universitários durante seis semanas. Como resultado se constatou que as pessoas que consumiam regularmente frutas e legumes de cores amarelo, vermelho e laranja, com especial referência para as cenouras e sua riqueza em beta-caroteno, apresentavam a pele muito mais relaxada e rosada.
O consumo de cenouras é recomendado no caso de diarreia por sua riqueza de vitaminas, o que ajuda a reintegrar o organismo, e pela pectina, útil para o funcionamento do intestino. As cenouras podem ser comidas na forma de puré, ou como suco fresco para ser consumido à temperatura ambiente.
A presença da vitamina C e do beta-caroteno faz das cenouras, um dos legumes particularmente ricos em antioxidantes, substâncias úteis para combater os radicais livres e o envelhecimento. Em geral, comer frutas e vegetais, ajuda a manter a saúde e a prevenir a morte prematura. Entre os alimentos mais ricos em antioxidantes estão morangos, amoras, pitangas, tomates, mirtilos e pimentas.
Comer cenouras, e outros alimentos de cor laranja, ajuda a promover um bonito bronzeado, o que muita gente sabe. E isso acontece porque as cenouras são ricas em beta-caroteno, que é estimulante da melanina, substância que promove a coloração da pele e protege contra os raios ultravioletas.
Além de ser um alimento pouco calórico, a cenoura, como já citado, é um alimento altamente nutritivo.
A vitamina A parece ajudar a diminuir a gordura abdominal, outro importante fator de risco para as doenças cardíacas.
Já a vitamina C, ajuda a queimar gorduras durante a prática de atividade física. Uma pesquisa publicada no Nutrition & Metabolism mostrou que jovens que apresentam níveis mais baixos de vitamina C queimaram 25% menos gordura, durante a realização de exercícios, comparando com aqueles que têm quantidades normais da vitamina.
As fibras da cenoura também auxiliam a perder peso. Segundo a Colorado State University, as fibras estimulam uma maior mastigação, o que proporciona uma sensação de saciedade (o que fará você comer uma quantidade bem menor de alimentos).
A cenoura apresenta uma quantidade e qualidade extremamente significativa de antioxidantes (vitamina A, C, E). A combinação desses agentes garante muitos benefícios para o sistema cardiovascular, afinal muitas enfermidades que acometem o coração têm em sua origem um estrese oxidativo.
Colesterol elevado e hipertensão são importantes e conhecidos fatores de risco para a ocorrência de doenças cardíacas. Como já vimos, a cenoura contém uma grande quantidade de fibras solúveis, sobretudo a pectina, que estimulam a produção da bile (e para esta síntese o fígado recruta o colesterol presente no sangue). Um estudo feito nos Estados Unidos revelou que pessoas que comeram 1 xícara de cenoura, diariamente e durante 3 semanas, tiverem uma redução dos níveis de colesterol. As cenouras também são ricas em potássio, um vasodilatador, isto é, ele relaxa a tensão nos vasos sanguíneos o que permite uma melhor fluidez ao sangue (o que diminui a pressão arterial).
Estudos em animais mostram que os poliacetilenos da cenoura também são bons para o coração. O falcarinol e o falcarindiol têm propriedades anti-agregantes e anti-inflamatórias.
Uma pesquisa feita na Holanda revelou que o betacaroteno protege o cérebro dos efeitos do envelhecimento sobre a capacidade cognitiva. Um estudo feito em Harvard, mostrou que homens que consumiram suplementos de betacaroteno (50 mg, em dias alternados), tiveram uma desaceleração desse caimento cognitivo, levando em conta, é claro, os resultados do grupo que recebeu o placebo.
As cenouras são boas para sua saúde, cruas ou cozidas, mas por razões diferentes. Se você quiser absorver melhor o beta-caroteno – um precursor da vitamina A – encontrado na cenoura, melhor comê-las cozidas e temperadas com um fio de azeite de oliva. O beta-caroteno, é mais facilmente assimilado pelo corpo depois que o alimento passe por um cozimento rápido. A vitamina A é solúvel em gordura e, por isso, para sua absorção é importante acompanhar o prato com uma gordura saudável como o azeite extra-virgem.