Dia Mundial do Pedestre | 08 de Agosto
O Dia Mundial do Pedestre é celebrado globalmente em 8 de agosto, todos os anos, e é uma data celebrada oficialmente até mesmo pela ONU, pois os riscos à vida e a segurança dos pedestres são, na prática, riscos que atingem todas as pessoas que, em algum momento, saem de suas casas.
O pedestre é mais frágil após os motociclistas no trânsito mundial, ao ser o mais frágil da ordem é o que deveria ter mais atenção no trânsito e na travessia. Além disso os motorista/motociclistas também são pedestres ao não dirigir, eles se tornam pedestres que estão em risco no trânsito e nas vias.
A Organização Mundial da Saúde é um órgão da ONU que preocupa-se com as condições de vida e saúde das pessoas ao redor do mundo. Foi a OMS quem liderou a proposta de tornar o período entre 2011 e 2020 uma década focada em diminuir a violência no trânsito.
De acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (INFOSIGA SP), houve uma queda de 17% no número de pedestres mortos no primeiro semestre de 2016 se comparado ao mesmo período de 2015, reduzindo de 879 para 729 o número de vítimas. Desse total, 72% pertencem ao sexo masculino e 33 % estão dentro faixa etária de 60 anos ou mais. Afinal de contas, o atropelamento de pedestres é a 2ª maior causa de mortes por acidentes no Estado de São Paulo.
Dicas simples para os pedestres:
- Antes de atravessar a rua, olhe para os dois lados;
- Atravesse na faixa de pedestre, verifique e respeitando a sinalização;
- Não atravesse a rua usando o celular ou fone de ouvido;
- Entre os carros, ônibus e árvores são pontos cegos. Não atravesse por trás deles;
- Só desembarque de veículos pelo lado da calçada.
Essas dicas podem ajudar evitar acidentes das pessoas: Por exemplo indo para trabalho ou voltado para casa.
#diamundialdopedestre, #pedestre, #cuidese, #diadopedestre, #transito.