Praticar atividades físicas ao ar livre é importante, mesmo para quem acha que não está em sua melhor forma. A praia, por exemplo, é um lugar democrático onde todos podem aproveitar o sol, o mar e o espaço para relaxar e se divertir. Entregue-se ao verão, mas faça sempre as escolhas mais saudáveis, já que a estação é propicia a isso.
Evite a exposição solar entre 10 horas e 16 horas. O chapéu deve ter uma aba grande e cobrir a orelha. Os bonés são bons, mas não oferecem toda a proteção. Nos cabelos, use leave-in antes de ir à praia ou piscina. O leave-in é um protetor que age como um filme contra o sol e a água do mar. O uso dos óculos de sol está indicado até para as crianças. Sobre o guarda-sol, prefira os de tecido mais grosso, são esses que protegem. Filtro solar: não tem desculpa para não usar. Há diversas opções, inclusive em spray, que deve ser aplicado no corpo seco e não lambuza. Nunca passe com o corpo molhado, pois pode diminuir o filtro e perder a eficiência. Lembre que o filtro do rosto não deve ser o mesmo do corpo. Crianças precisam usar filtro específico para elas e ele deve ser reaplicado a cada duas horas. Roupas com proteção solar estão indicadas principalmente para quem faz atividade física. Dias nublados e de muito vento são perigosos, pois a pessoa não sente o sol. São nesses momentos que acontecem a maior parte das queimaduras. Água termal e chá de camomila ajudam a aliviar algumas queimaduras de sol.
As sandálias rasteirinhas e o tempo que a gente anda descalço, podem deixar o pé mais cascudo e o calcanhar ressecado. Cremes a base de ureia ajudam a recuperar a maciez. Aplique nos pés o creme e depois embrulhe com um filme plástico. No dia seguinte, dê uma lixada para tirar as partes mortas. Lave sempre os pés após voltar da praia, principalmente entre os dedos, pois há grande chance de contaminação, sobretudo em praias onde há circulação de animais.
O calor diminui o apetite de algumas pessoas. Se este é o seu caso, aproveite para saciar a pouca fome com frutas, saladas, suchás e picolés de frutas.
Suchá, ou suco de chá, é uma mistura de ervas e frutas. Primeiro escolha o chá, pode ser camomila, chá verde, capim cidreira, etc… Depois é só bater o chá no liquidificador com a fruta que desejar. Prefira sempre as frutas menos calóricas, frutas muito cítricas podem amargar o suchá, principalmente se ele for armazenado. Os suchás ajudam a desintoxicar e desincham, pois são menos calóricos que alguns sucos. Gengibre e canela têm ação termogênica. Hortelã e capim limão ajudam na digestão.