11 de Outubro: Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Indice

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre fatores que causam o sobrepeso estão nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.
Esta data foi criada há dez anos, pela Federal Latino-Americana de Obesidade, com a finalidade de combater, prevenir e conscientizar sobre esse problema que vem crescendo cada mais no mundo todo.
Dados alarmantes mostram que, em 2015, cerca de 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos, segundo projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS). Só no Brasil, estima-se que 40% da população está acima do peso; 15% equivale à taxa da obesidade infantil.

Complicações

Pessoas acima do peso têm maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, problemas de articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.

IMC

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um medido utilizado em todo o mundo para calcular qual o peso ideal para cada pessoa (desde criança a idoso), conforme o peso e a altura dela. O resultado índica se o indivíduo está obeso ou não.
Índice entre 18,5 < 25 é considerado saudável; a partir de 30 a pessoa já pode a ser considerada Obesa (acima disso, encontrará os níveis mais severos de obesidade, até chegar a 40 que é considerado obesidade mórbida).

 

 

 

 

 

Prevenção e Cuidados