Outubro Rosa é um movimento popular comemorado mundialmente. A campanha, que tem uma fita rosa como símbolo, visa chamar atenção para a realidade atual deste tipo de câncer e a importância do diagnóstico precoce.
E, durante todo o mês, são feitas ações de conscientização da doença, sobre prevenções e cuidados.
Este tipo de câncer é o segundo mais frequente entre as mulheres em quase todo o Brasil (exceto na região Norte), perdendo apenas para o câncer de pele. Só em 2016, foram estimados cerca de 57 mil novos casos diagnosticados.
Os sintomas do câncer de mama variam conforme o tamanho e estágio do tumor. A maioria dos tumores da mama, quando iniciais, não apresenta sintomas.
Caso o tumor já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que ele tem cerca de 1 cm³ – o que já é uma lesão muito grande. Por isso é importante fazer os exames preventivos (como a mamografia) na idade adequada, antes do aparecimento deste e de qualquer outro sintoma do câncer de mama.
Vale lembrar que o câncer (este ou qualquer outro tipo) não se faz presente apenas no mês de conscientização, mas, sim, durante todo o ano.
Apesar de ser um tipo mais frequente em mulheres, há casos de homens que desenvolveram a doença, então a conscientização é para todos.