Todos os anos, com a chegada do Outono, acontece o período de pico de doenças respiratórias, como a bronquiolite, que é uma doença que acontece em crianças e bebês, e que tem lotado o pronto-socorro de hospitais infantis.
Mas, para evitar as crianças a uma exposição desnecessária aos vírus do ambiente hospitalar, é recomendável que os pais sejam orientados por um pediatra sobre os sintomas e como/quais os cuidados necessários no tratamento.
Vale ressaltar que os cuidados devem ser para os adultos também, pois essa época costuma ter o tempo muito seco, com isso acarretando em doenças como rinite e sinusite, que devem ser tratadas de forma correta.
Alguns sinais são:
- dificuldade em respirar;
- dor no peito ou abdome;
- tontura;
- sonolência;
- vômito;
Outra fator importante é conhecer as diferenças entre as doenças mais comuns como gripes e resfriados.
Prevenção
Ações simples ajudam a prevenir a transmissão de vírus que causam as doenças respiratórias nesta época. As dicas valem para adultos e crianças:
- Higienize as mãos com frequência, usando álcool gel ou água e sabão. Esta higienização deve ser feita sempre que chegar em casa; antes de ingerir ou manipular alimentos (por exemplo, ao preparar alimentos para as crianças); após tocar em superfícies usadas por várias pessoas, como maçanetas, interruptores de luz, balcões, barras de apoio, teclados, etc. Sempre que possível, aplique álcool gel nas mãos, para mante-las esterilizadas;
- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca, pois os vírus podem entrar no corpo dessa maneira;
- Não compartilhe copos, talheres, guardanapos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
- Mantenha os ambientes bem ventilados e arejados;
- Tome a vacina contra a gripe (influenza) durante a campanha anual;
- Mantenha-se sempre hidratado(a). E, uma boa forma de melhorar o ambiente, é deixando baldes com água ou toalhas úmidas próximos, pois umidifica o ambiente e ajuda com as vias respiratórias.